Time Coletaneas
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ATAS DA APLETRAS

ACADEMIA PERUIBENSE DE LETRAS
Fundada em 21 de novembro de 2004

ATA DA REUNIÃO DE DIRETORIA
DE 05 DE AGOSTO DE 2013


Aos cinco dias do mês de agosto de dois mil e treze, às dezenove e trinta horas, reuniu-se a Diretoria da APL, em sua sede à Avenida Padre Anchieta 4297, para deliberar sobre a Coletânea que está sendo elaborada.  Na ausência do Presidente Marcos Caramico, Eugenia Flavian assumiu os trabalhos e convidou a mim, Ecilla Bezerra, para secretariar os trabalhos, o que aceitei.  Aberta a sessão, a pauta teve o seguinte segmento: 1) ONDE FICA O NOME DO AUTOR: Todos foram unânimes em que o nome do autor fique na parte de cima do texto e abaixo do título, em itálico.  A fonte e a letra a ser usada para título e nome do autor deverão ser discutidos com a Editora, desde que sejam do nosso agrado.  2) DUAS COLUNAS: A Acadêmica Martha Fujita, para economizar uma página, colocou dois poemas na mesma página em duas colunas.  Os presentes, em sua maioria, aprovaram.  3) CAPA: O acadêmico Henrique Natividade apresentou uma coleção de aquarelas para serem escolhidas como capa do livro.  Os presentes votaram naquela que recebeu o número C1, dentro do Estado da Arte elaborado por Jorge Braga.  4)  TÍTULO: O Acadêmico Edwaldo Rodrigues sugeriu “SOB O CÉU DE SELENE”, em alusão à lua que faz parte da pintura, o que foi aprovado por todos os presentes.  5) ORELHA DO LIVRO: Será mantida a mesma, porém atualizada.  6) ÍNDICE:  Eugenia Flavian, usado da prática que edições anteriores lhe proporcionaram, sugeriu que o índice seja usado tomando como critério o exposto por Jorge Braga no Estado da Arte, ou seja, o nome do autor e, abaixo, os títulos de suas obras.  7) BIOGRAFIAS: Devem permanecer no final do livro, como nas outras edições, porém, por sugestão da Malu de Freitas, deve ser incluído o e-mail de cada um.  As biografias não devem exceder 5 linhas digitadas em papel A4.  8)CONTRACAPA: Malu de Freitas leu um trabalho feito por ela, que foi aprovado sob restrição do uso de clichê, devendo ser refeito.  Ela ficou de enviar por e-mail um novo trabalho.  9)  HOMENAGENS: Na opinião do Henrique Natividade não se deve misturar as homenagens aos falecidos com a Christa Rieswick, porque vai parecer que estamos agourando a morte dela.  Assim, Ecilla sugeriu que a homenagem a Christa seja colocada no miolo do livro, como participação normal e, no final do livro, entre os textos e as biografias, uma sessão HOMENAGENS, com uma página para Cleyde e uma para Carlos Berman, incluindo os dizeres da Eugenia.  A APL deve arcar com o custo dessas páginas de homenagens.  Todos aprovaram.  10) DESENHOS: Não foram aprovados desenhos no corpo do livro. 11) APRESENTAÇÃO: Ecilla leu o texto escrito pela Eugenia Flavian, que foi aprovado por unanimidade.  12) BLOG DA APL: Finalmente, o acadêmico Jorge Braga expôs o trabalho realizado por ele na confecção de um BLOG acadêmico, explicando aos presentes as vantagens do mesmo.  E, como nada mais houvesse a ser tratado, foi encerrada a sessão e eu lavrei a presente Ata, que lida e achada conforme, vai assinada por quem de direito.  Peruibe, 5 de agosto de 2013.


EUGENIA FLAVIAN                                                                    ECILLA BEZERRA

PRESIDENTE                                                                      SECRETÁRIA

ACADEMIA PERUIBENSE DE LETRAS
Fundada em 21 de novembro de 2004

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL
REALIZADA EM 27/JUNHO/2013

Aos vinte e sete dias do mês de junho de dois mil e treze, às vinte horas, à Avenida Padre Anchieta 4297, Peruibe, SP, reuniram-se os membros da APL para deliberar sobre a confecção de sua quarta coletânea.  Tomando a palavra, o Presidente convidou-me para secretariar os trabalhos, o que aceitei.  Assim, o Presidente decretou aberta a quinta sessão da APL do ano de dois mil e treze.  O Presidente leu a carta de solicitação de afastamento pelo período de dois meses feita pela confreira Malu de Freitas.  Em seu lugar, nesse período, permanecerá a confreira Martha Fujita.   Em seguida, o Presidente passou a explicar como serão executados os serviços referentes à coletânea, que, este ano, serão por conta da Editora AllPrint.  O confrade Jorge Braga ficará responsável pela recepção dos trabalhos, que deverão ser entregues impreterivelmente até o dia 31 de julho p.v.  A confreira Carmen Lúcia ficará responsável pelo recebimento das parcelas devidas por aqueles que queiram participar.  O Presidente explicou que a Editora disponibilizou o modelo da página do livro.  O autor deverá digitar o texto em Word e, a seguir, transferi-lo para o referido modelo.  Quem tiver dificuldade na realização dessa operação poderá solicitar auxílio do Jorge Braga, que é expert em Internet.  O Presidente disse, também, que o autor que tiver dificuldade em digitar também poderá pedir auxílio.  O livro deverá ser impresso em papel Polo (mais espesso e na cor creme) e terá, a princípio, 120 páginas, sendo a tiragem de quinhentos exemplares.  Na verdade, são usadas pelos autores 112 páginas, em vista dos dados catalográficos constantes da edição.  O preço por página é de R$ 48,00 e a contratação deverá ser de um mínimo de 02 páginas e um máximo de 10. Os pagamentos serão à vista ou em até três vezes, sem acréscimo, iniciando a primeira parcela em agosto e, consecutivamente, setembro e outubro.  O livro deverá ser entregue pela editora em meados do mês de novembro, para lançamento na festa de 8º. Aniversário da APL.  Em anexo, cada acadêmico encontrará a tabela de preços e o modelo enviado pela Editora.  Foi discutida, ainda, a questão da revisão.  Na opinião da acadêmica Eugenia, cada autor deverá revisar o seu trabalho.  Se assim o desejarem, poderão solicitar à Ecilla ou à Thereza Tavares para darem uma olhada, a fim de que não “passem” erros de digitação, acentuação ou concordância verbal.  Não será feita revisão do teor dos trabalhos.  A Editora enviará um boneco para ser analisado; após a revisão, o mesmo será devolvido com as possíveis correções e a Editora reenviará o boneco corrigido.  Portanto, cada autor deverá ter o máximo cuidado na revisão, pois não serão aceitas reclamações posteriores.  Em seguida, foi colocada a questão da divisão dos trabalhos dentro da obra.  Por unanimidade, os mesmos serão separados por título, valendo a partir da primeira palavra após os artigos (não serão considerados “a(s)”, o(s) e um”a/s)”).  Exemplo: “O Amor de Maria”.  Valerá “Amor de Maria” e assim por diante.  Todos os presentes disseram querer participar.  Até o momento, confirmam participação os seguintes acadêmicos: ARTHUR MEUCCI, CARMEN LÚCIA S. DA COSTA, ECILLA BEZERRA, EDWALDO C. RODRIGUES, ELIZABETH WATANABE, ESMERALDA CASTELLÁN, EUGENIA FLAVIAN, HENRIQUE NATIVIDADE, JORGE BRAGA, MARCOS CARAMICO, MALU DE FREITAS, MARIA APARECIDA ALMEIDA, MARTHA FUJITA, THEREZA TAVARES, VERA MOTTA, WALKIRIA RIBAS E WANDA LAGUNA.  Os acadêmicos que não se declararam participantes devem fazê-lo por e-mail, para ecillabezerra@gmail.com, até o dia 15 de julho p.v.  A seguir, como nada mais houvesse a ser tratado, passou-se à leitura dos trabalhos, com tema livre.  Maria Aparecida leu a poesia MUDAR, Edwaldo Rodrigues leu o conto DETERMINAÇÃO e Jorge Braga leu o poema ASSÍNTOTAS DO TEMPO.  A seguir, o Presidente pediu à Ecilla que contasse aos presentes sobre o episódio do Mapa Cultural Paulista, cuja divulgação pelo Depto. de Cultura ficou muito a desejar, prejudicando eventuais candidatos a participar do tema.  As inscrições foram encerradas na sexta-feira, dia 28 de junho e, no dia 5 de julho haverá exposição dos trabalhos participantes da Fase Municipal.  A acadêmica Carmen Lúcia defendeu o Diretor de Cultura no quesito artes plásticas, embora tenha dito que não participará do Mapa Cultural deste ano, por não concordar com a forma como o evento é tratado aqui no Município..  E, como nada mais houvesse a ser tratado, os acadêmicos foram convidados a efetuar o pagamento das suas mensalidades e a degustar o lanche, composto de salgadinhos variados, refrigerante e cerveja.  E eu, Ecilla Bezerra, lavrei a presente Ata, que lida e achada conforme, vai assinada por quem de direito.  Peruibe, 27 de junho de 2013.


MARCOS CARAMICO
PRESIDENTE



ECILLA BEZERRA
SECRETÁRIA

Anexos.

  

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